17 de junho de 2009

DIETA EM ZONA HORMONAL




Não é somente uma dieta de emagrecimento e sim um caminho ao novo entendimento de como o equilíbrio hormonal define o bem-estar físico e mental. O verdadeiro segredo do bem-estar físico e mental está em também manter certo grupo de hormônios, denominados eicosanóides, dentro de um nível. Esses hormônios pouco conhecidos são os guardiões do seu futuro. Os eicosanóides são a central de comando do sistema imunológico responsáveis em controlar a liberação da insulina, glucagon e outros hormônios, foram os primeiros hormônios fabricados pelos organismos vivos e são produzidos por todas as células do corpo. Existem dois tipos de eicosanóides, aqueles que promovem as inflamações e a destruição dos tecidos (pró-inflamatórios) e aqueles que detém as inflamações (antiinflamatórios) e promovem a cura.
A dieta da zona incentiva o balanço hormonal do corpo (equilibraria os eicosanóides), baseando-se na redução da quantidade de carboidratos da dieta, (pois o excesso de calorias estimula a secreção de insulina) e se alimentando em proporções corretas de proteínas e gorduras. A fórmula sugerida pela dieta da zona é de que a ingestão de calorias seja proveniente de 40% de carboidratos, 30% de proteínas e 30% de gorduras.
Segundo Dr. Barry Sears, criador da dieta da zona, consumindo as quantidades corretas desses componentes, pode-se controlar a produção de insulina no corpo, fazendo com que você queime a gordura de forma mais eficiente. Em termos fisiológicos, o princípio da dieta baseia-se no diferente comportamento hormonal proporcionado pela ingestão modificada em relação à dieta tradicional que é de que a ingestão de calorias seja proveniente de 60% de carboidratos, 15% de proteínas e 25% de gorduras. O excesso de carboidratos na alimentação favorece o acúmulo de gordura corporal por promover um grande estímulo à insulina, níveis altos de insulina induzem ao armazenamento de carboidratos em forma de gordura e inibem o uso da gordura armazenada, impossibilitando o uso da gordura corporal armazenada para a produção de energia.
Portanto, o consumo de alimentos com baixo índice glicémico é indicado, pois estes aumentam os níveis de açúcar no sangue de forma lenta, produzindo uma reação insulínica moderada e mantendo um nível favorável de eicosanóides.
Para se seguir essa dieta é necessário obedecer a uma lista de combinações de alimentos que juntos, oferecem as proporções corretas de carboidratos, proteínas e gorduras. A ingestão de gorduras de boa qualidade é essencial, já que os ácidos graxos essenciais provenientes da gordura alimentar são precursores dos eicosanóides (antiinflamatórios), que por sua vez controlam a insulina. A gordura considerada inadequada são aquelas provenientes do ácido araquidônico, por ser pró-inflamatório. O equilíbrio no consumo de proteína e carboidratos determinam se os eicosanóides estariam sendo fabricados pelo corpo de forma equilibrada. Além de seguir essas combinações de alimentos, também é necessário aprender a medir porções corretamente, o que pode levar algum tempo até que se acostume. Esta dieta deve ser individualizada e orientada por um profissional nutricionista para que estas proporções sejam respeitadas sem prejudicar seu organismo.


ReferênciaO Ponto Z, de Barry Sear et. al., 1996

Dra. Nádia Lucila Rocha Brito

Nenhum comentário: