16 de junho de 2009

O Milagre da TELOMERASE


Por: Dr. Ítalo Rachid*

Um grupo de renomados cientistas na área da biologia molecular anunciou recentemente que existem enormes chances de termos, finalmente, descoberto a fonte da juventude: uma enzima celular denominada telomerase.
Esta enzima é uma ribonucleoproteína que confere às células a espantosa capacidade de se replicarem infinitamente, driblar o envelhecimento e manter sua performance metabólica inalterada, tornando-as, deste modo, imunes ao próprio tempo.
A grande maioria das células, tecidos, órgãos, plantas, animais e seres humanos obedece a um ciclo biológico bem previsível - crescem, envelhecem, reproduzem e morrem.
Existem, no entanto, três tipos de células que desobedecem estas regras.
O primeiro são os organismos unicelulares chamados eucariontes (amebas), que são, basicamente, replicações do mesmo ser e permanecem imortais. Uma ameba hoje é exatamente a mesma criatura de um milhão de anos atrás.
O segundo são células germinativas primordiais, que irão se transformar nos espermatozóides e óvulos. Não importa o que aconteça com o nosso corpo, essas células simplesmente não envelhecem e podem viver para sempre.
O terceiro tipo de célula que demonstra imortalidade biológica e ausência de envelhecimento são as células cancerígenas, que podem viver para sempre em meios de cultura, e, na verdade só morrem porque são pouco espertas e matam o organismo invadindo-o e parasitando-o.
Por que, então, envelhecemos?
Cada vez que as células do nosso corpo se dividem, uma parte do material genético necessário a estas divisões é perdido, são chamados Telômeros.
A velocidade e extensão dessas perdas é que vai determinar quantas vezes cada célula vai poder se dividir, por quanto tempo irá viver e quando vai morrer.
Os telômeros são, na verdade, os nossos relógios biológicos, que controlam o processo do envelhecimento celular.
O grande elo perdido foi então descoberto por Carol Grieder e Elisabeth Blackburn, da Universidade de Yale em 1989: uma enzima chamada telomerase é capaz de repor indefinidamente os segmentos de telômeros perdidos nas divisões celulares, e é exatamente esse fenômeno que possibilita às amebas, células germinativas e células cancerígenas viverem para sempre. Por outro lado, as células comuns envelhecem porque a telomerase não consegue ser ativada nas mesmas.
Muitas pesquisas e estudos têm sido feitos desde então, e as notícias mais recentes nesta área são promissoras.
A telomerase já foi replicada em células comuns, e a promessa é que os desdobramentos desse avanço possam estar ao nosso alcance dentro de poucas décadas.
Substâncias capazes de inibir essa enzima em células do câncer já estão sendo pesquisadas e é possível que estejam disponíveis para aplicação clínica dentro de um curto período de tempo.
Acena-se com a possibilidade de cura do câncer dentro de quinze a vinte anos.
No outro extremo, substâncias capazes de estimular a telomerase em células comuns começarão a ser usadas já estão disponíveis para uso experimental.
Acredita-se que em 2020, terapias com telomerase já estarão disponíveis, e a humanidade vai entrar numa nova era de saúde e extensão de vida inimagináveis!
*Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia e pela Associação Médica Brasileira
*Ex-Delegado da Sociedade Brasileira de Climatério - SOBRAC
*Formação em Medicina Antienvelhecimento pelo American Board of Anti-Aging Medicine
*Formação em Medicina Antienvelhecimento pela Harvard University Graduate School of Philosophy and Education
*Membro Diplomado da Academia Americana de Medicina Antienvelhecimento
*Membro Diplomado da International Hormone Society
*Membro Diplomado da World Society of Anti-Aging Medicine
*Delegado da World Anti-Aging Academy of Medicine (WAAAM).
*Membro da Life Extension Foundation - USA
*Formação em Age-Manegement Medicine pelo CENEGENICS Medical Institute – USA
*Diretor Científico do Programa Longevidade Saudável
*Coordenador do Curso de Pós-Graduacao em Medicina Antienvelhecimento da Universidade Paulista - Unip
*Presidente do Colégio Brasileiro de Medicina Antienvelhecimento e Longevidade - CBMAE
*Palestrante Internacional.
*Introdutor da Medicina Antienvelhecimento no Brasil.